
Gerenciamento de Coordenação de Projeto
Atualmente, a realização de qualquer empreendimento, seja qual for a sua dimensão, requer a realização de vários projetos, correspondentes a diversas fases, e cada vez mais esta atividade envolve um processo complexo de gerenciamento e coordenação desses mesmos projetos.
Os projetos realizados nas diversas fases têm como objetivo fornecer, em tempo útil, as alterações necessárias para a concretização dos objetivos estabelecidos no programa previamente definido evitando assim alterações posteriores que possam comprometer a realização da obra. Para além disso, as diversas fases de projeto possibilitam também definir, em cada uma delas, um conjunto de dados e informações que, depois de analisadas permitam a continuidade das fases subsequentes.
Infelizmente, a evolução entre fases de projeto nem sempre é fácil e livre de dificuldades. A rapidez com que os projetos devem ser desenvolvidos, as falhas de comunicação entre equipas derivadas da utilização de uma metodologia tradicional fragmentada, a ausência de diretivas, etc. levam frequentemente a problemas de gerenciamento e coordenação dos diversos projetos que podem originar atrasos na conclusão das diversas fases de projeto e consequentemente na realização da obra.
A utilização de modelos BIM como base de coordenação de equipas multidisciplinares permite um aumento substancial da eficiência do processo de gerenciamento e coordenação de projetos comparativamente ao processo tradicional.
A nossa experiência e as nossas metodologias aplicadas às suas necessidades permitir-lhe-ão uma melhoria substancial dos seus projetos. Em conjunto, definiremos as diretivas que serão entregues a todos os projetistas. Estas orientações, incluídas no “BIM Execution Plan”, deixarão claro não só qual o papel de cada um, como também quais os elementos que cada interveniente deverá entregar e em que momento do projeto.
Por outro lado, ao longo das diversas fases, os nossos procedimentos adaptados às suas necessidades permitirão uma melhor coordenação dos projetos e das informações provenientes de várias fontes.
Nesta fase, que visa à demonstração da configuração inicial da solução arquitetónica proposta para edificação considerando as principais exigências programáticas, os modelos BIM poderão fornecer valiosas informações de modo a validar o partido arquitetónico tomado.
Por um lado, permitirá, através de geometrias simples, comunicar com maior facilidade, através de modelos tridimensionais, as diversas opções arquitetónicas, permitindo assim ao dono de obra entender mais rapidamente as soluções propostas evitando a eventualidade de validar um projeto mal compreendido.
Por outro lado, análises automáticas realizadas aos modelos BIM poderão não só validar a conformidade dos mesmos com o programa previamente estabelecido como também indicar de modo automático algumas estimativas de custos de construção.
Nestas fases, serão desenvolvidos os projetos de Arquitetura (contendo a definição de todos os ambientes) bem como definidos o esquema estrutural e as instalações gerais do(s) edifício(s).
A aplicação de metodologias BIM permitirá, uma vez que toda a informação será agrupada numa única base de dados, coordenar com maior rigor as diversas especialidades. Dessa forma, garantir-se à que as soluções propostas por cada especialidade são compatíveis com as restantes evitando alterações desnecessárias nas fases posteriores.
Para além de uma melhor coordenação das diversas propostas, as soluções BIM permitirão analisar e apresentar com maior rigor e qualidade as diversas informações implícitas nesta fase, como por exemplo:
- Definições preliminares e programa de necessidades: baseado em análises automáticas, as soluções propostas pelos diversos projetistas poderão ser analisadas de modo a garantir um alinhamento perfeito com o programa definido pelo dono de obra, seja de um ponto de vista de padrões de construção, áreas, objetivos, caraterísticas funcionais, mobiliário específico, instalações e equipamentos básicos de cada espaço, etc. Através da nossa metodologia, estas análises passam a ser realizadas de um modo rápido e seguro.
- Recursos técnicos disponíveis e/ou desejáveis: através de cálculos automáticos realizados através de softwares BIM baseados nos diversos modelos, é possível obter, em tempo real estimativas de mão-de-obra, materiais, custos, etc. podendo analisar com maior rapidez o impacto de todas as alterações de projeto.
Nesta fase, será desenvolvido um conjunto de documentos, em escala conveniente, que represente todos os elementos de obra e/ou serviço, necessário à exata execução técnica e artística.
Os procedimentos utilizados pela ndBIM no Gerenciamento e Coordenação de Projetos permitirão nesta fase, à semelhança das fases anteriores, um alinhamento total das diversas especialidades, evitando erros de projeto que dariam origem a novas revisões em fases de obra. Permitirão também uma quantificação correta e segura de todos os recursos necessários para a construção do seu empreendimento.
Para além disso, uma vez que todas as peças desenhadas serão extraídas a partir de uma mesma base de dados, coordenada e verificada, garantiremos uma coerência total dos documentos utilizados em obra minimizando assim o tempo e recursos desperdiçados devido a erros de documentação.
O recurso a soluções BIM e à nossa metodologia aplicada às suas necessidades permitirá alcançar ao longo das diversas fases um projeto gerenciado e coordenado de forma mais correta, eficaz e competente.
