
Diagnóstico
O Diagnóstico Organizacional consiste na primeira etapa de um processo de consultoria e visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento do seu processo de modo a que o seu desempenho atinja níveis superiores de eficiência e eficácia.
Através do Diagnóstico iremos proceder à coleta de informações da empresa. Além de realizar uma análise do ambiente interno e externo da organização, através do Diagnóstico conseguiremos identificar as áreas prioritárias de atuação.
O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspetos da empresa importantes a uma futura implementação do BIM, nomeadamente:
- Fluxos de trabalho
- Responsabilidades
- Procedimentos
- Regras de levantamento de quantitativos
- Templates
- Tecnologias existentes
- …
Assim o seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer, desenvolver e tornar-se mais competitiva e eficiente.
Através deste diagnóstico seremos capazes de:
- Definir indicadores-chave e metas de desempenho que pretendemos atingir. Um Indicador-chave de desempenho (KPI) é uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma implementação. Uma frase que é normalmente atribuída a Peter Drucker, considerado como o pai da administração moderna, é que "o que não é medido não pode ser gerenciado".
- Definir processos suportados em BIM que respondam às particularidades da organização e que visem potenciar os pontos já fortes da mesma e eliminar ou mitigar os seus pontos fracos.
Caso tenha dúvidas de como o BIM pode beneficiar a sua organização e de qual poderá ser o retorno de uma implementação do BIM, contrate numa primeira fase os nossos serviços de diagnóstico. No final entregaremos um relatório onde mapearemos os principais fluxos da sua empresa em conjunto com uma identificação das áreas onde o BIM pode beneficiar as várias áreas da empresa e uma estimativa do retorno esperado tendo por base a informação recolhida.
